Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:

  1. Em lugar de classes confiadas a professores que dominavam os conteúdos, transmitindo-os aos alunos de forma que estes pudessem, progressivamente assimilá-los pela imitação, a escola deve agrupar os alunos segundo áreas de interesses decorrentes de sua atividade livre.
  2. O professor é um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem é uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabelece entre os alunos e entre estes e o professor.
  3. Cada professor tem de trabalhar com pequenos grupos de alunos, sem o que a relação interpessoal, essência da atividade educativa, fica dificultada; e num ambiente estimulante, portanto, dotado de materiais didático ricos, biblioteca de classe, etc.
  4. A feição das escolas precisa mudar seu aspecto sombrio, disciplinado, silencioso e de paredes opacas, assumindo um ar alegre, movimentado, barulhento e multicolorido.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282