Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Libâneo (1994) classifica as tendências pedagógicas, para fins didáticos de estudo, em Pedagogia Liberal – subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista – subdividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Considerando as características dessas tendências, analise os itens a seguir:

  1. Numa pedagogia liberal tradicional, o ensino é centrado no professor, que tem a função de transmitir conteúdos e interpretar o conhecimento, cabendo ao aluno a assimilação passiva destes. Para tanto, os métodos utilizados focam a memorização, a repetição e a exposição verbal.
  2. Para a tendência liberal renovada, o papel da educação é o de atender às diferenças individuais, sendo, portanto, o aluno, o centro e sujeito do conhecimento, e o professor um orientador do aluno. Esta tendência valoriza métodos como o trabalho em grupo, as pesquisas, os projetos, as experimentações.
  3. Por uma tendência liberal tecnicista, os métodos, as técnicas são o centro do processo de ensinoaprendizagem, tendo estes como função, o controle do comportamento dos educandos de modo que atinjam os objetivos operacionais previamente estabelecidos. O professor é um administrador e executor do planejamento, concebido por especialistas.
  4. A Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, através dos quais se forma a consciência crítica da realidade social. A prática social é o ponto de partida e o de chegada do processo de ensino-aprendizagem.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282