Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A Gestão de Pessoas contemporânea qualifica as pessoas como fatores diferenciais nas organizações, sendo necessária, para a manutenção da própria viabilidade organizacional, a retenção de talentos, através de boas práticas de gestão. O recrutamento e seleção de pessoas é o início deste ciclo de captação, e sofreu profundas transformações ao longo do tempo, notadamente a partir da década de 70. A reformulação a partir dos anos 90 trouxe um novo perfil de recrutadores e, consequentemente, de colaboradores, a partir da procura de multifuncionalidade e a realização mais ágil do processo de seleção de pessoas. Leia com atenção as assertivas abaixo:

I. A descrição e divulgação das vagas, triagem de currículos, testes, avaliações e entrevistas são etapas de recrutamento e seleção.

II. O recrutamento externo, interno e misto são as 3 formas de recrutar pessoas, e todas elas apresentam vantagens e desvantagens, como por exemplo, a renovação do quadro efetivo e os altos custos, no recrutamento externo; a menor onerosidade e o risco de conflitos, no recrutamento interno; e a reunião de ambas as vantagens e desvantagens, no recrutamento misto;

III. Softwares de gestão de recrutamento e seleção, redes sociais, testes psicológicos e inventários comportamentais online e entrevistas por videoconferência são tecnologias / ferramentas modernas de recrutamento e seleção;

IV. Descrever a vaga, divulga-la por canais de comunicação adequados, triar candidatos por análise curricular utilizando critérios claros de seleção e entrevista-los adequadamente, levantando sua formação escolar / técnica, principais experiências, fatores pessoais de satisfação e atividades exteriores ao trabalho, avaliação do candidato com testes, escalas fatoriais e dinâmicas de grupo, a integração e a realização de exames admissionais e a gestão de talentos são exemplos de boas práticas em recrutamento e seleção.

Das assertivas acima, estão CORRETAS:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282