Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Com base no estudo do enfoque sistêmico e do processo administrativo contemporâneo, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:

I. O enfoque sistêmico oferece ao administrador uma visão integrada das organizações e do processo administrativo.

II. Enquanto a administração científica tradicional focaliza apenas a eficiência do sistema e deixa as pessoas em segundo plano, a administração sistêmica propõe uma visão integrada: as organizações são sistemas sociais.

III. O indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto. Nesse sentido, a Teoria de Sistemas utiliza o conceito do “homem social" em contraste com o do “homo economicus" da Teoria Clássica.

IV. Diferentes linhas de pensamento convergem para o moderno enfoque sistêmico. Entretanto, as mais importantes são a teoria da forma, a cibernética e a teoria geral dos sistemas.

V. A ideia de sistema e enfoque sistêmico ajuda a compreender muitas situações ou problemas enfrentados pelas organizações. Porém, é necessário utilizar outras abordagens teóricas para entender e manejar suas complexidades.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282