Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada

A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada. Figura – Relação entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies de peixes, destacando-se a influência da área dos reservatórios. A área está dividida em classes, e nd significa “não determinada". A partir da análise da figura e nos conhecimentos sobre ecologia de reservatórios, considere as seguintes afirmativas:

1 - Existe uma correlação inversa entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies.

2 - Nos menores reservatórios, ocorre uma variação maior de riqueza ao longo do tempo.

3 - A desvantagem de construir reservatórios muito grandes é que eles acarretam a extinção da fauna depois de aproximadamente 40 anos de idade.

4 - A correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada pode ser explicada por um maior número de hábitats sendo atingidos pelo alagamento.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282