Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Segundo Libâneo (2000), a Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, das práticas educativas concretas que se realizam na sociedade como ingredientes necessários para a atividade humana. O autor ressalta, nesse sentido, que a educação é o “conjunto de ações, processos, influências e estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos", ocorrendo em vários espaços para além da escola, como no trabalho, na fábrica, na família. Cumpre distinguir diferentes modalidades de prática educativa, tais como a educação formal, a informal e a não formal. Com relação a educação formal, informal e não formal, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) A educação informal possui um caráter não intencional, envolvendo tudo o que das relações socioculturais, da política e do ambiente impregnam a vida individual e em grupo.

( ) A educação formal é inteligível, estruturada, organizada e sistemática. A educação escolar convencional é tipicamente formal, mas não significa dizer que não ocorra em outros tipos de educação não convencional.

( ) A educação não formal diz respeito a atividades com caráter de intencionalidade, possuem relações pedagógicas não formalizadas e alto grau de estruturação e sistematização para seu desenvolvimento.

( ) A educação não formal ocorre em equipamentos urbanos culturais e de lazer e em associações de bairros, entre outros espaços.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282