Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), crise hipertensiva é o aumento da pressão arterial com risco de morte ou de lesão de órgãos-alvo, divide-se em urgência ou emergência hipertensiva. Urgência hipertensiva: importante elevação da pressão arterial (em geral PA diastólica ≥ 120 mmHg), sem sintomas graves e sem risco imediato à vida ou de dano agudo a órgãos-alvo ou comprometimento vascular, mas que pode evoluir para complicações graves. Emergência hipertensiva: quando existe evidente dano agudo e progressivo vascular e de órgãos-alvo, com rápida descompensação da função de órgãos vitais e com risco iminente à vida ou de lesão orgânica irreversível, demandando início imediato da redução dos níveis pressóricos. Analise as assertivas abaixo de acordo com o protocolo do SAMU para emergências clínicas:

I. Realizar avaliação primária (Protocolo AC1) com ênfase para: colocar o paciente em repouso e procurar tranquilizá-lo; repetir a mensuração dos níveis pressóricos.

II. Realizar avaliação secundária (Protocolo AC2) com ênfase para: entrevista SAMPLA; monitorizar oximetria de pulso, ritmo cardíaco e sinais vitais.

III. Realizar a abordagem medicamentosa; administrar O2 suplementar por máscara não reinalante 10 a 15 l/min se SatO2<94%.

Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282