Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 748742 - IESES - 2018 - Prefeitura de Palhoça - SC - Farmacêutico

Sobre interações medicamentosas é correto afirmar: I. A potencialização do efeito sedativo dos hipnóticos e anti-histamínicos pelo uso do etanol é uma interação de efeito, pois ocorrem quando dois ou mais fármacos em uso concomitante têm ações farmacológicas similares ou opostas, atuando em sítios e por mecanismos diferentes. II. Nas interações farmacocinéticas os fármacos competem pelo mesmo sítio de ação, deslocando o outro fármaco, que pode ter sua concentração plasmática aumentada. III. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco, como por exemplo, o uso de hipnóticos em pacientes que passaram a usar um antiinflamatório não-esteróide (AINE) sem reduzir a dose do hipnótico. IV. Como exemplos de interações físico-químicas podemos citar os antibióticos beta-lactâmicos inativados pelo pH básico de soros glicosados. A sequência correta é:

Carregando...
GABARITO: C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282