Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O processo inflamatório é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Sobre esta temática, identifique a(s) afirmação(ões) correta(s):

 

I. Os sintomas da inflamação mais comuns são calor, vermelhidão ou rubor; inchaço ou edema, dor; sinais também chamados de ordinais.

II. Antiinflamatórios não-esteroidais, conhecidos como AINEs, atuam principalmente inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) que catalisam o primeiro estágio da biossíntese de prostaglandinas.

III. Os analgésicos, antipiréticos (AA) e os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) cuja indicação inclui o uso em pediatria, segundo o Formulário Terapêutico Nacional, a Anvisa e a FDA, são: ácido acetilsalicílico, paracetamol, sertralina e dipirona.

IV. Os eicosanóides, um dos mais importantes mediadores do processo inflamatório, são formados a partir do ácido araquidônico (AA), liberado dos fosfolipídios de membranas celulares pela ação da enzima fosfolipase A2 (PLA2).

 

A sequência correta é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282