Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 748733 - IESES - 2018 - Prefeitura de Palhoça - SC - Farmacêutico

A depressão é caracterizada como uma síndrome que pode envolver vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de uma menor liberação das monoaminas endógenas nas sinapses de neurônios cerebrais. O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão passível de tratamento. Nas últimas décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito. Sobre o mecanismo de ação dos antidepressivos, seus efeitos tróficos e sua neuroplasticidade é correto afirmar:

I. Proteínas transportadoras de serotonina e noradrenalina, bem como as enzimas monoaminoxidases (MAO), são importantes mecanismos pelos quais as drogas antidepressivas atuam no sentido de aumentar os níveis destes, através do bloqueio dos seus transportadores e inibição da ação enzimática que degrada os mesmos.

II. Os antidepressivos tricíclicos bloqueiam receptores muscarínicos (colinérgicos), histaminérgicos de tipo 1, a2 e β - adrenérgicos, serotonérgicos diversos e mais raramente dopaminérgicos.

III. Os fármacos mais utilizados como Inibidores Seletivos de receptação de Serotonina são: citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina.

IV. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina são rapidamente absorvidos, sofrem menos efeito do metabolismo de primeira passagem e ligam-se fortemente às proteínas plasmáticas, todos deslocam outras drogas da ligação protéica, aumentando seu nível plasmático.

A sequência correta é:

Carregando...
GABARITO: B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282