Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Um dos objetos de estudo cada vez mais frequente é o da ação coletiva e suas diversas formas de expressão e visibilidade: desde os rituais de iniciação e rixas intertribais, passando por revoltas camponesas e banditismo social, levantamentos por carestia alimentar ou exceção de impostos, conflitos sociais por razões salariais e outras podendo desembocar em protestos, greves e manifestações, mobilizações contra guerra e pela paz, pela defesa do meio ambiente ou movimentos étnicos, religiosos, nomeadamente os de cariz profético ou messiânico. Porém, a questão que surge como mais relevante consiste em saber como é que surgem tais ações coletivas; ou seja, quais as precondições necessárias, quais as fases pelas quais uma determinada entidade social (etnia, classe, grupo profissional ou movimento interclassista como o feminista ou ambiental) forja uma identidade e consciência (inter) grupal capaz de encontrar uma plataforma comum de objetivos e despoletar uma ação coletiva".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A compreensão sociológica das ações coletivas deve buscar encaixar as manifestações aos modelos teóricos clássicos, buscando identificar como se comportam no interior do processo de lutas de classe.

( ) As ações coletivas envolvem múltiplas maneiras de fazer e lutar, em virtude de problemas sociais que não estão inscritos na prática a priori, exigindo dos pesquisadores estratégias de compreensão de sua complexidade.

( ) O estudo de movimentos sociais exige estratégias metodológicas para compreensão dos objetivos de complexas lutas sociais produzidas por múltiplas causalidades e que geram efeitos sociais diversos.

( ) As identidades sociais forjadas nas lutas coletivas constituem um problema para análise sociológica, pois a fragmentação das ações coletivas contribuem para criação de movimentos destituídos de referência e potencial revolucionário.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282