Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Analise os tópicos a seguir:

I. Abordagem sociocultural: O ensino tem como base a pesquisa, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade do estudante de integrar informações e processá-las, a solução de problemas. São oferecidas situações desafiadoras às crianças, tais como oficinas, jogos, teatro, trabalho em equipe etc.

II. Abordagem cognitivista: Respostas padronizadas. As informações têm de ser adquiridas e os modelos, imitados. Cabe ao estudante memorizar os conteúdos. Aula expositiva, com conteúdo pronto. O professor é o agente e o estudante é o ouvinte.

III. Abordagem humanista: Ênfase às relações interpessoais. Deve-se estimular a curiosidade e o interesse do estudante. Os conteúdos devem ser significativos, pesquisados pelos estudantes, que devem ser capazes de analisá-los criticamente. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Estudante participativo e orientado a ter suas próprias experiências.

IV. Abordagem comportamentalista: Denominada também de behaviorista. O conhecimento é resultado direto da experiência planejada. Transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos. Grande ênfase à programação e à instrução programada.

Os conceitos estão corretamente descritos em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282