Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.


Na hemoglobina, um íon Fe 2+ se encontra coordenado a quatro átomos de nitrogênio de um anel porfirínico e a mais um nitrogênio de um grupo histidina que faz parte da proteína. A sexta posição na geometria octaédrica pode ser preenchida por uma molécula de O2 para formar a oxiemoglobina, responsável pelo transporte do O2 pela corrente sanguínea. De acordo com a teoria do campo cristalino, a oxiemoglobina consiste em um complexo de spin baixo. Por outro lado, se a molécula de O2 é substituída por uma molécula de H2O, tem-se então um complexo de spin alto.

A figura precedente mostra os níveis de energia para os orbitais d antes e após o desdobramento pelo campo cristalino em um complexo octaédrico.

Com base nas informações e na figura apresentadas e considerando que a configuração eletrônica do íon Fe 2+ é d6, julgue o próximo item, de acordo com a teoria do campo cristalino.

A partir das informações fornecidas, conclui-se que a molécula de H2O é um ligante de campo mais fraco do que a molécula de O2.

Carregando...
GABARITO: Certo
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282