Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Leia as proposições sobre a linguagem usada nos documentos oficiais de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e,em seguida, responda ao que se pede.

I- A redação oficial se caracteriza pela obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua. É importante saber que existe, sim, uma preferência pelo uso de determinadas expressões ou ainda uma certa obediência por uma tradição no emprego de algumas formas sintáticas, mas isso não implica que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática que dificulte a compreensão.

II- A uniformidade nos documentos oficiais não deve, obrigatoriamente, ser obedecida. Muitas vezes é necessário adaptar a linguagem a cada situação apresentada para que haja melhor entendimento.

III- Ao produzir um texto oficial, torna-se necessário deixá-lo impessoal, ou seja, deve-se eliminar qualquer impressão pessoal. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.

IV- Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre o assunto, assim como também, tempo para revisar o texto depois de pronto.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282