Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A manipulação de medicamentos tem como principal característica a preparação personalizada de medicamento destinado a determinado usuário, portador de prescrição ou orientação terapêutica realizada por profissional habilitado, considerando as características de cada paciente. A farmácia com manipulação é o único estabelecimento autorizado por lei para o preparo (aviamento) e comercialização do medicamento manipulado.

Em consequência do crescimento, legislações mais rigorosas e consumidores mais exigentes, fez-se com que o setor magistral evoluísse constantemente, ocupando um importante espaço perante a população, favorecendo o acesso aos medicamentos individualizados. As Boas Práticas estabelecem uma série de roteiros para as diferentes etapas do processo, desde o atendimento ao cliente, aquisição de matérias-primas e embalagens, avaliação farmacêutica do receituário, manipulação, controle da qualidade e dispensação do medicamento até a manutenção da estrutura física, equipamentos, setor administrativo e equipe técnica. Portanto, para a manipulação de algumas classes de medicamentos (psicotrópicos, antibióticos, citostáticos e hormônios) necessitam de um rigor a mais durante a sua manipulação.

Adaptado de Farmácia com Manipulação – Guia da Profissão Farmacêutica, 1ª Edição, 2017.

 

Baseando-se nessas necessidades especiais que algumas classes de medicamentos exigem, julgue as assertivas abaixo.

 

I- A manipulação de psicotrópicos em uma farmácia com manipulação, somente poderá ser realizada após a publicação no Diário Oficial da União da autorização especial emitida pela Anvisa.

II- Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas exclusivamente para a manipulação de cada uma dessas classes, dotadas de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada. As salas devem possuir pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).

III- O farmacêutico não precisa supervisionar todas as operações dos laboratórios, podendo delegar esta função a um funcionário previamente treinado para essa função, porém este funcionário deve estar ciente de cada etapa realizada de acordo com a legislação vigente, devendo intervir se necessário.

IV- As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Todos os envolvidos na manipulação devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) próprios.

 

Está CORRETO o que se afirma apenas em.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282