Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), de acordo com o texto.

( ) Quanto ao sinal indicativo de crase, a grafia correta dos cinco vocábulos, na sequência das lacunas no primeiro parágrafo, é: à , a ,a , as , a.

( ) Em “Talvez você já tenha ouvido" (1º parágrafo), a forma verbal composta pode ser substituída por ouvira, sem prejuízo de significado temporal e sem ferir a norma culta da língua.

( ) Em “Porém, já parou para se perguntar de onde ela vem?" (1º parágrafo), o pronome “se" faz referência a “você" e “ela" faz referência a “a expressão 'o esporte forma caráter'".

( ) Em “ parou para se perguntar" e “ o esporte tem seu sentido" (1º parágrafo), o vocábulo sublinhado apresenta o mesmo significado nas duas ocorrências.

( ) As duas últimas frases do primeiro parágrafo podem ser assim reescritas, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita: “Enquanto a ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade, o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar e tem seu propósito na formação do sujeito ético."

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282