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Emilia Ferreiro, importante e conhecida estudiosa da Educação, caracteriza os níveis de desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização da criança, conforme categorização apresentada abaixo. Seus estudos se inserem em um conjunto de teorias chamado de “Psicogênese da língua escrita". Quanto aos níveis de desenvolvimento da escrita durante o processo de alfabetização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

(1) Nível Pré-Silábico

(2) Nível Silábico

(3) Nível Silábico-Alfabético

(4) Nível Alfabético

( ) A criança começa a identificar as partes da palavra, estabelecendo relações com a sonoridade dessas partes. A criança faz corresponder uma grafia a cada parte.

( ) Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensam ou falam.

( ) Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.

( ) Nesse nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafia. A criança costuma usar somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para ela, em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

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