Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro mundial, com reservas estimadas em 29 bilhões de toneladas. O processo de beneficiamento do minério até a obtenção do ferro gusa ou aço é chamado processo siderúrgico, sua obtenção ocorre através de algumas etapas. Analise as proposições indicadas a seguir atribuindo valores Verdadeiro V ou Falso F a elas:

( ) O minério de ferro para obtenção de aço a partir de processos siderúrgicos são obtidos em seus formatos oxidados, na forma de hematita (Fe2O3), Limonita (Fe2O3.H2O), Pirita (FeS2), entre outros.

( ) A redução do ferro é feita com a ajuda de elementos fundentes, como o calcário. Esse calcário reage com o minério para redução do número de oxidação do ferro. O calcário também fornece o carbono parte da composição final do ferro gusa.

( ) O ferro-gusa produzido possui um teor de carbono que varia entre 2 e 5%. Para obtenção de aço é necessário outra etapa, que é a descarbonização do ferro gusa em altos-fornos.

( ) O processo de laminação é feito a frio, para que não se diminua a resistência do aço produzido. A trefilação é feita a quente, para facilitar a formação dos fios.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282