Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal, fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual garantindo a ascensão da burguesia. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. Considerando o papel do professor em sala de aula verifique o que é VERDADEIRO ou FALSO e assinale a alternativa CORRETA. ( ) O papel do professor sempre esteve focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. ( ) Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), e alunos que são considerados como um papel em branco, continuam fazendo parte do nosso dia a dia, pois neles são impressos o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. ( ) Os professores são fruto da sua formação escolar, social e política, que se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada e/ou refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão –forma alunos sem reflexão, também. ( ) Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu várias críticas: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, bem como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado. ( ) Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava- -se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados. Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282