Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Perversão seria o nome do que nos desperta indignação. Mas, porque o estado social 'normal' não representa o bem ético, torna-se difícil pensar a perversão de modo simples" (Cristian Dunker).

Essa sentença abrange, de forma exemplar, as dificuldades clínicas referentes à formulação de uma estrutura perversa. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:

I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade", apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose.

II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.

III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.

IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino". Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.

V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu", ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.

Marque a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282