Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Use a letra C para indicar os itens certos acerca do texto e a letra E para os itens errados. A seguir, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) O sujeito do verbo atingir (linha 2) corresponde ao termo “a Venezuela".

( ) Em: “... crise econômica e política que atinge a Venezuela" (linhas 1 e 2) e “... são essas as cidades de fronteira que os brasileiros normalmente conhecem..." (linhas 36 e 37), a palavra destacada é, nos dois contextos, pronome relativo.

( ) No período “O Brasil faz fronteira com dez países" (linha 6), o termo negritado é, sintaticamente, um adjunto adverbial, já que denota o espaço de fronteira entre o Brasil e os países com os quais faz limite.

( ) As aspas, no 4º e 5º parágrafos, estão empregadas no texto para destacar as explicações do analista Carneiro acerca de seus estudos sobre as fronteiras brasileiras.

( ) A palavra densa (linha 36), de acordo com o contexto do texto, tem o sentido de rude.

( ) Ao se referir às cidades de Foz do Iguaçu, Uruguaiana e Santana do Livramento, como cidades atípicas (linha 35), o analista Carneiro destaca essas cidades como destoantes das demais cidades fronteiriças em termos de infraestrutura urbana.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282