Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.

( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.

( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.

( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282