Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O termo alcoólatra confere uma identidade e impõe um estigma, que anula todas as outras identidades do sujeito, tornando-o tão somente aquilo que ele faz e que é socialmente condenado, não por fazê-lo, mas pelo modo como o faz. Enquanto o termo alcoolista não reduziria a pessoa a uma condição, como a de alcoólatra, mas a identificaria como uma pessoa que tem como característica uma afinidade com alguma coisa, com alguma ideia.

II. As práticas de Redução de Danos estão baseadas no esforço da preservação da vida, na tolerância e no não julgamento moral dos usuários, dessa forma valorizam prioritariamente quem já está disposto a interromper o consumo da droga.

III. Critério da CID-10 para USO NOCIVO (ou prejudicial) de substâncias: padrão de uso que causa prejuízo físico ou mental à saúde, que tenha causado um dano real à saúde física ou mental do usuário, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos.

IV. A técnica de Intervenção Breve (IB), originalmente, foi desenvolvida a partir da necessidade de uma atuação precoce junto a pessoas com histórico de uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas,

V. Incentivando-as a parar ou reduzir o consumo das drogas. No entanto, ela pode ser utilizada em outros contextos e com outras populações, como em ambulatórios de diabéticos ou hipertensos.

VI. Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários de álcool e outras drogas em situação de rua, a rede de atenção básica lança mão das equipes dos Consultórios na Rua, que são equipes da Atenção Básica, compostas por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas usuárias de álcool e outras drogas em situação de rua.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282