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De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".

Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:

I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.

II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".

III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".

IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.

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