Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Preencha as lacunas relacionando os excertos aos itens A e B considerando a Educação baseada na:

A - Perspectiva Neoliberalista

B- Perspectiva Crítica

( ) Busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança. Enfatiza a compreensão do que faz o currículo, e não as técnicas de como se faz o currículo. Considera que o currículo está intimamente relacionado à questão de poder, a partir da seleção de conhecimentos, por exemplo.

( ) Ao considerar o contexto em que está inserido, a escola, bem como o currículo, está submetida aos aspectos econômicos e sociais ao qual participa, em que este corresponde aos interesses dos grupos dominantes (SILVA 2002).

( ) Nessa teoria procura-se abordar conteúdos que estejam interligados à realidade dos educandos, tais como a desigualdade social, com vista à transformação da sociedade, além de reconhecer que é pela cultura que a escola transmite as experiências acumuladas socialmente aos alunos.

( ) Uma das características dessa perspectiva é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.

( ) A cartilha dessa perspectiva subordina a Educação aos interesses de mercado, do mesmo modo que essa ideologia tem balizado os princípios e os valores educacionais, em todos os níveis e categorias. A formação crítica, assim, é progressivamente substituída por uma formação tecnicista, com tendências à especialização e ao estreitamento curricular: disciplinas como Sociologia e Filosofia, por exemplo, são vistas como inúteis ou, quando não, veículos de propaganda ideológica.

( ) De acordo com Silva (2002), essa teoria do currículo desenvolveu-se no século XX, na década de 60, sob um período de intensas transformações e movimentos.

( ) Esta perspectiva econômica-política preconiza a crescente desresponsabilização do Estado pela gestão e financiamento da educação pública. (FONTANA, 2011).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282