Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Atualmente existe uma diversidade de técnicas analíticas para a se determinar a composição química, mineralógica e microestrutural de compostos orgânicos e inorgânicos. Com relação aos métodos instrumentais de análise marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Os espectros de absorção de radiação no ultravioleta e no visível são um instrumento que pode ser usado para a identificação de compostos orgânicos insaturados e também na elucidação de suas estruturas.

( ) A difração de Raio-X usa a lei de Bragg para calcular a distância entre camadas atômicas em um cristal. Esta técnica é de grande interesse para identificação dos elementos químicos presentes em uma amostra e para obtenção de estruturas moleculares e cristalinas.

( ) A espectroscopia de energia dispersiva pode ser utilizada para a determinação qualitativa e quantitativa da composição de amostras sólidas e líquidas, esta usa o princípio de identificação pelo raio-X emitido através da interação inelástica do feixe eletrônico com a amostra.

( ) A fluorescência de Raio-X é uma técnica não destrutiva que envolve o uso da emissão de RaioX para se obter uma análise elementar quantitativa de materiais no estado sólido e Hquido.

( ) A cromatografia gasosa pode ser usada para análises qualitativas e quantitativas. Na cromatografia gás-líquido a fase móvel é um gás, enquanto a fase estacionária é um líquido retido na superfície de um sólido inerte por adsorção ou ligação química.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282