Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questão: 639054 - INEP - 2015 - ENADE - Administração Pública

Uma prefeitura municipal do interior do estado de Minas Gerais incentivou a criação de associações de pequenos produtores rurais para a produção de leite in natura, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da localidade e a fixação da população na zona rural.

Após alguns anos, foi realizado um estudo sobre a dinâmica de constituição e gestão de redes de pequenos produtores como estratégia de inserção e ampliação dos negócios na cadeia produtiva do leite. No estudo, pesquisou-se uma das associações, obtendo-se os seguintes diálogos nas entrevistas de campo.

Considerando os diálogos acima apresentados, avalie as afirmações a seguir à luz da teoria de custos de transação (TCT).

I. Na sequência 1, o entrevistado demonstra por meio da assertiva "vale o fio do cabelo do bigode do homem, vale a palavra do homem", que o tipo de contrato mantido entre os associados é tácito, decorrente da confiabilidade entre os parceiros, o que implica baixa complexidade de salvaguardas de acordo contratual e baixo custo de transação.

II. Na sequência 2, o entrevistado demonstra que existe uma assimetria das informações entre a associação e o laticínio na negociação mensal do preço do leite in natura.

III. Na sequência 3, o entrevistado aborda questões que dizem respeito às especificidades dos ativos por imputarem transações econômicas diferenciadas, seja por fatores relacionados ao capital humano e ao custo de transporte, seja por fatores relativos à especificidade de lugar.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO: D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282