Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As habilidades necessárias à leitura das imagens e à apreciação das artes visuais consistem em observação, analise e síntese, orientação espacial e o sentido de dimensão e o pensamento lógico e criativo (ALBUQUERQUE, 2010).

I) A observação gera a memória visual que vai permitir fazermos comparações, associações, estabelecer relações, reconhecer a arte onde for avistada. Para analisarmos uma imagem, obra de arte, utilizamos os sentidos, tato, audição e a visão os percebendo através da sensibilidade.

II) Para ter orientação espacial é preciso observar os espaços. O sentido de dimensão nos ajuda a reconhecer nas obras que realizarmos ou analisarmos a harmonia ou o contraste das proporções.

III) A imaginação precisa de conhecimento que a forneça material de trabalho. Usar a criatividade muitas vezes parte da realidade trabalhando por amplifica-la, multiplica-la, substituí-la, mistura-la a reordenando, intensificando-a ou reduzindo-a. A imaginação é também trabalhada sobre as informações que se tem da realidade fazendo assim alterações surpreendentes, envolventes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282