Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para todo pai ou mãe, três bebês diferentes reúnem-se no momento do nascimento: a criança imaginária de seus sonhos e fantasias; o feto invisível real (hoje só visto por exames devido à alta tecnologia e avanços da medicina), e o recém nascido de fato, que pode ser visto, ouvido e, por fim, pego nos braços.

Tendo em vista um referencial psicanalítico, analise as assertivas:

I. O conceito de inteligência, no referencial psicanalítico, sofre um deslocamento de ênfase nos aspectos da sexualidade e do desejo para centralizar-se nas questões referentes aos aspectos biológicos, ambientais ou interacionistas, introduzindo questões relacionadas à linguagem e ao estabelecimento de uma ordem fálica.

II. Segundo uma visão psicanalítica a dinâmica pai-mãe-filho está bem antes do nascimento da criança e reenvia cada um dos pais à maneira pela qual eles mesmos viveram seus édipos e ultrapassaram as distorções ligadas ao desejo do incesto.

III. Depois do nascimento do bebê, o desenvolvimento e a continuidade das atitudes de apego maternal dependem da capacidade que a mulher tem de retomar suas fantasias de unidade com a própria mãe.

Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282