Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Com a finalidade de promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, o Ministério da Saúde e a Anvisa, em parceria com Fiocruz e Fhemig, desenvolveram o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. Considerando as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A equipe de enfermagem tem seguido tradicionalmente os cinco certos na administração de medicamentos, e, mais recentemente, foram introduzidos mais dois certos, configurando-se em “os sete certos na administração de medicamentos".
II. Os sete certos na administração de medicamentos consistem em: paciente certo; medicamento certo; via certa; hora certa; dose certa; documentação certa (registro certo); e razão.
III. Recente artigo identifica nove certos para a administração de medicamentos, são eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa.
IV. É recomendável que as unidades de saúde instituam a prática de dupla checagem por dois profissionais para os cálculos de diluição e administração de medicamentos potencialmente perigosos ou medicamentos de alta vigilância.

É correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282