Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil prescreve que: a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. É CORRETO afirmar que, para efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I- A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

II- A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

III- A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

IV- O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias locais. Culturas africanas, afro-brasileiras, combate ao racismo e à discriminação devem ser reservados ao ensino fundamental.

V- O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações apenas entre crianças de mesma idade.

Estão CORRETAS as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282