Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282