Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:

- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.

- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.

I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).

II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)

III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).

IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).

Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282