Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Os manuais de jornalismo contêm orientações para a equipe de trabalho. A entrevista televisiva depende, como todo procedimento em TV, da organização e da agilidade do trabalho de todos. Dessa forma, é importante planejar com o câmera como se pretende fazer a entrevista, combinar alguns aspectos pretendidos em relação ao desenvolvimento do tema e da própria participação do entrevistado. O repórter é uma testemunha que viu, ouviu pessoas que viram e vai contar aos telespectadores. A sua postura, então, deve ser a de quem está ali para fazer a informação chegar da melhor maneira ao público; o repórter não pode nunca querer aparecer mais do que a notícia (Manual de Telejornalismo - Globo). Acerca das regras constantes dos manuais de jornalismo quanto à realização das entrevistas, analise as afirmativas.

I. Entrevistados ou assessorias de imprensa tentarem interferir no processo da entrevista enviando perguntas preparadas aos entrevistadores é comum, porém, não se pode aceitá-las. A regra sugere que se defina previamente uma conversa apenas para explicar a pauta ou discutir sugestões. Quem comanda a entrevista é o entrevistador e isso não pode ser negociado.

II. Não pode ser negociada a apresentação da entrevista editada antes de sua exibição, já que contraria uma norma anterior ao próprio fazer televisivo: o jornalista tem o dever ético de falar a verdade.

III. O objetivo da entrevista pode ser previamente divulgado ao entrevistado a fim de não colocá-lo em situações humilhantes ou indelicadas, contudo isso não significa que as entrevistas devam ser pré-combinadas.

Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282