Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As relações ecológicas ou interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente podem trazer ou não benefícios para os envolvidos.

Acerca do tema, analise as afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A competição é uma relação desarmônica, podendo ser intra ou interespecífica, em que há disputa por recursos ou por fatores do ambiente, que geralmente encontram-se em quantidades limitadas.

( ) No amensalismo ocorre a associação entre seres vivos em que apenas um dos participantes se beneficia obtendo abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, sem causar qualquer prejuízo ao outro.

( ) O esclavagismo é uma relação ecológica desarmônica, na qual um ser vivo se beneficia explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outro ser (da mesma espécie ou não).

( ) O parasitismo é uma relação ecológica em que uma espécie vive às custas de outra espécie, causando-lhe prejuízos.

( ) Colônia é uma associação harmônica entre indivíduos da mesma espécie, unidos anatomicamente entre si e que podem desempenhar funções específicas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282