Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre equilíbrio químico, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. As reações não vão até o fim. Elas continuam até que a composição da mistura reacional corresponda ao mínimo de entalpia. Essa composição é descrita por uma constante de equilíbrio característica da reação que depende da temperatura, dentre outros fatores.

II. Para controlar o rendimento de uma reação, precisamos entender a base termodinâmica do equilíbrio e como a posição atual de equilíbrio é afetada por condições como a temperatura e a pressão, por exemplo.

III. O equilíbrio químico é o estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura da reação, isto é, as concentrações ou pressões parciais dos reagentes e produtos. Como os equilíbrios físicos, todos os equilíbrios químicos são dinâmicos, com a reação direta e inversa ocorrendo com a mesma velocidade.

IV. A termodinâmica descreve quantitativamente o equilíbrio, o que nos possibilita controlar a direção e o rendimento das reações.

V. A composição de uma mistura de reação no equilíbrio é descrita pela constante de equilíbrio, que é dependente do produto das atividades dos produtos (elevadas a potências iguais aos coeficientes estequiométricos da equação química balanceada da reação) dividido pelo produto das atividades dos reagentes (elevadas a potências iguais a seus coeficientes estequiométricos).

Assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282