Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Leia os trechos da seguinte reportagem: “Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP"

A Segunda Guerra Mundial comumente é lembrada pelos campos de trabalho forçado e extermínio de milhares de judeus na Europa, entretanto há um outra face da Guerra que nem sempre é lembrada: as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki.

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. As bombas atômicas foram desnecessárias sob o ponto de vista de historiadores, pois o Japão continuava sozinho na Guerra, e em parte já dominado. As bombas foram lançadas devido às intenções estadunidenses de mostrar poderio bélico.

II. Ainda hoje as regiões bombardeadas sofrem com os efeitos do ataque, pois para além dos efeitos imediatos das bombas elas também afetaram geneticamente os habitantes da região, o que justifica os inúmeros casos de câncer, má formação dos fetos entre outras doenças.

III. Sob o pressuposto de que a URSS foi capaz de controlar o exercito alemão, o que colaborou para o fim da Guerra, muitos estudiosos concordam que as bombas atômicas foram um recado direto a URSS por parte dos EUA instaurando o que seria um início da Guerra Fria.

IV. É correto dizer que os Estados Unidos da América tinham consciência da capacidade destrutiva da bomba, uma vez que, o projeto de construção da arma além de ser mantido em segredo, foi iniciado anos antes da Guerra, e supervisionado por grandes nomes da ciência durante o seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282