Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“A partir dos anos 70, impõem-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil".

Fonte: SANTOS, Milton; Maria Laura, SILVEIRA. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que defiram a industrialização em períodos anteriores.

II. As mudanças de localização de atividades industriais são às vezes precedidas de uma acirrada competição entre Estados e municípios pela instalação de novas fábricas, e mesmo, pela transferência das já existentes. A indústria de automóvel e das peças é emblemática de tal situação.

III. Considerando as sedes das quinhentas empresas líderes, verifica-se entre meados da década de 70 e final da década de 90, uma queda relativa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em favor de um aumento da participação de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Aqui, trata-se menos de deslocalização dos escritórios das grandes empresas e mais de uma hierarquização dessas firmas em função das vendas.

Estão corretas as afirmativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282