Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Química Analítica

A determinação da concentração total de Cálcio ( Ca ) por espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P ) na forma de fosfato ( PO 43- ), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama aracetileno como sistema de atomização.

II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.

III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitrosoacetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.

IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.

V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282