Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre o uso dos conectivos e sua função na construção do TEXTO 15, analise as proposições abaixo.
I. “O produto desse esforço é perecível, embora dele dependa a vida de quem trabalha” (linhas 6 e 7) – A conjunção destacada poderia ser substituída por "conquanto”, sem prejuízo às relações semânticas estabelecidas no período.
II. “Por outro lado, o trabalho propriamente dito, que corresponde à poiesis grega, significa fazer, fabricação” (linhas 9 e 10) – O conectivo estabelece uma relação de adição com o que foi dito no parágrafo anterior. III. “Não apresenta um produto concreto, portanto, não possui a permanência da fabricação” (linhas 16 e 17) – A conjunção destacada poderia ser substituída por “pois” sem modificação na relação semântica estabelecida entre as orações.
IV. “O produto desse esforço é perecível, [...] por isso não é um trabalho livre” (linhas 6-8) – O conectivo marcado estabelece uma relação de consequência com a oração anterior.
V. “Corresponde à condição humana da pluralidade e realiza a liberdade” (linhas 18 e 19) – a conjunção e, eminentemente aditiva, nesse caso estabelece uma relação de adversidade com a oração anterior.
Estão CORRETAS apenas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282