Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A dengue é uma doença ocasionada por um Arbovírus do gênero Flavivirus, que é transmitido ao homem através da picada de mosquitos do gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti a mais importante na transmissão da doença nas Américas. No Brasil há referências de epidemias desde o século XIX. Desde então, a dengue vem ocorrendo de forma continuada, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, ocasionando um dos principais problemas de saúde pública. Sobre a epidemiologia da Dengue, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I A larvas do mosquito Aedes aegypti se desenvolvem somente em água limpa sem nenhuma matéria orgânica, tornando-se importante eliminar qualquer reservatório de água limpa para romper seu ciclo reprodutivo.
II. No combate a proliferação do Aedes aegypti, o ato de secar os reservatórios de água parada por si só não elimina a possibilidade de sua reprodução, faz-se necessário também realizar a limpeza adequada desses reservatórios, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um determinado período sem a presença de água.
III A Dengue possui um padrão sazonal de incidência que coincide com o verão, devido a maior ocorrência de chuva e aumento de temperatura nesta estação.
IV. As fêmeas do Aedes aegypti fazem a postura dos ovos nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à linha d'água, mas não diretamente sobre água. Estão corretas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282