Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A doença degenerativa crônica da válvula atrioventricular é a causa mais comum de insuficiência cardíaca em cães. Essa condição é também conhecida por endocardiose, degeneração valvular mixomatosa ou fibrose valvular crônica. Acerca dessa doença, analise as afirmações a seguir.
1) Cães de meia-idade a idosos, de raças de pequeno porte, são os mais frequentemente afetados, sendo que a severidade da lesão e a prevalência aumentam com a idade.
2) Lesões de jato no ventrículo esquerdo, fibrose endocárdica e mesmo lacerações atriais podem acontecer em pacientes com insuficiência valvular atrioventricular.
3) As alterações compensatórias de tamanho e volume sanguíneo do coração permitem que a maioria dos cães permaneça assintomática por um breve período de tempo.
4) Os sinais clínicos podem ser agravados por alguns fatores complicadores, como taquiarritmias, fibrilação atrial, consumo exagerado de sal, estresses ambientais como calor ou frio, doença renal, anemia.
5) A regurgitação valvular crônica leva ao aumento do átrio esquerdo, que comprime o brônquio principal esquerdo e é uma causa importante de tosse, mesmo na ausência de edema pulmonar.
Estão corretas, apenas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282