Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Como processo de investigação das questões relacionadas à

sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas

com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se

estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,

obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de

reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas

de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração

buscou o efeito das oportunidades escolares, através do

desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz

diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de

resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge

uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a

organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as

oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela

associados:

1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua

organização curricular, é responsável pelo sucesso ou

fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem

socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma

necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para

baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282