Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em 1817, durante o império, fatores econômicos, políticos e sociais foram responsáveis pela Revolução Pernambucana: a crise na produção de açúcar e algodão e a luta dos senhores rurais e homens livres contra o domínio comercial dos portugueses e para diminuir os preços dos gêneros de primeira necessidade que eles vendiam. Além do desejo de substituir a monarquia absoluta pela república, de forma mais liberal de governo, já adotada nos Estados Unidos da América. Examine as asserções seguintes: I- O primeiro partido político propriamente dito do Ceará, o Partido Republicano, liderado pela família Alencar, surgiu na Revolução Pernambucana de 1817, quando ocorreu a Proclamação da República, no Crato.
II- Na rica região do Cariri, onde a família Alencar gozava de largo prestígio, José Martiniano de Alencar leu na matriz de Crato uma mensagem que trouxe de Pernambuco e proclamou a nova república. A Revolução de 1817 se tornou, no Ceará, um movimento quase totalmente da família Alencar. José Martiniano recebeu o apoio de sua mãe, Dona Bárbara de Alencar, de seu tio, o Capitão Leonel Pereira de Alencar, de seu padrinho, o vigário de Crato Miguel Carlos da Silva Saldanha, de seus irmãos Tristão e Carlos e de numerosa parentela.
III- A Revolução Pernambucana foi uma das únicas revoluções antes da Independência, em que os revoltosos assumiram temporariamente o poder político. Apesar de sua existência efêmera e da derrota dos insurretos, a Revolução Pernambucana, que durou 75 dias em Pernambuco e 8 dias no Ceará, teve repercussão no movimento constitucionalista de 1821, na campanha da Independência de 1822 e na Confederação do Equador, de 1824
IV- Os revolucionários ainda venceram algumas lutas contra as forças militares, mas acabaram sendo vencidos, e seus principais líderes executados no Recife e em Fortaleza. Na capital cearense, o Passeio Público (antigo campo da pólvora) foi o local das execuções e enforcamentos desses líderes. Estão corretos os itens:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282