Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar,

entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da

educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I.A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle

da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de

todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II.No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste

imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em

segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III.A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se

chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e

interpretados da doutrina cristã.

IV.A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos

fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em

lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282