Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do

reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e

o novo conhecimento." Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1.Teoria epistemologia genética de Piaget.

2.Teoria construtivista de Bruner.

3.Teoria sociocultural de Vygotsky.

4.Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5.Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos

processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto

interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o

indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge

primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o

professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O

aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo

no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar

explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282