“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou
explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais
(...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma
das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao
contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os
diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou
geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a
perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico–
metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas
às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma
que produzam adaptações nas orientações didáticas de
cada área e que assegurem um trabalho pedagógico
voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora
não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de
História, só pode ser plenamente compreendido por meio
da articulação de conhecimentos históricos com as
contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para
integrar o currículo escolar deve resultar na criação de
áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno
de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que
incentive e promova a polivalência dos professores de
História.
Assinale: