Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais (...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico– metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma que produzam adaptações nas orientações didáticas de cada área e que assegurem um trabalho pedagógico voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de História, só pode ser plenamente compreendido por meio da articulação de conhecimentos históricos com as contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para integrar o currículo escolar deve resultar na criação de áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que incentive e promova a polivalência dos professores de História.
Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282