Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em seu discurso de posse transmitido pela “Voz do Brasil”, o Presidente Jânio Quadros faz referência à conjuntura internacional e anuncia, em linhas gerais, uma nova postura do governo brasileiro em termos de sua inserção no mundo: Palácio da Alvorada, 31 de janeiro de 1961.
[COMUNICADO]
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 1961
Atravessamos horas das mais conturbadas que a humanidade já conheceu. O colonialismo agoniza, envergonhado de si mesmo, incapaz de solver os dramas e as contradições que engendrou. Ao Brasil cabe estender as mãos a esse mundo jovem, compreendendo–lhe os excessos ou desvios ocasionais, que decorrem da secular contenção de aspirações enobrecedoras. (...) Os nossos portos agasalharão todos os que conosco queiram comerciar. Somos uma comunhão sem rancores ou temores. Temos plena consciência da nossa pujança para que nos arreceemos de tratar com quem quer que seja.
(Apud FRANCO, Alvaro da Costa (org.). Documentos da política externa independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. Vol. 1: p. 21–31, p. 30–31.)

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo histórico e o princípio de política externa a que o discurso presidencial alude.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282