Carregando...
Ir para o conteúdo principal

O que cai nas provas de concursos públicos

Abaixo você confere provas dos principais concursos públicos para testar seus conhecimentos.



 

Curso para concurso

Para que um concurso público possa acontecer antes de tudo é necessário que haja uma autorização concedida por parte do Ministério da Economia. Uma vez autorizado, uma comissão organizadora é formada e ela então define qual será a banca responsável pelas demais etapas do certame, desde a publicação do edital, passando pela aplicação das provas, e claro, divulgação de gabaritos e resultados. Neste texto falaremos sobre uma dessas empresas, talvez uma das mais conhecidas: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

O CESPE, entre vários outros certames, já esteve à frente de alguns extremamente importantes, como Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União (MPU), Correios, Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Advocacia-Geral da União (AGU), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Banco Central (BACEN), além de Tribunais, Procuradorias Gerais, Polícias Civil e Militar...

Porém, os trabalhos da CESPE passaram a ser assumidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos, mais conhecido como CEBRASPE, mas além do nome nada mais mudou. As características de avaliação e a fama de ser a banca que mais realiza concursos no Brasil segue intacta.

Por falar em características de avaliação, uma muito temida em provas da banca CESPE, e que segue causando medo nos concurseiros agora sendo CEBRASPE, é a “uma errada anula uma certa”. Isso mesmo! A grande maioria das questões costuma ter o formato de “certo ou errado”, onde o acerto dá ao candidato um ponto, mas um erro exclui um ponto. A justificativa para isso é a de que esse método descarta a possibilidade de que se chegue ao sucesso através da sorte, ou seja, do “chute”.

Por isso, talvez mais do que qualquer outra banca, se preparar para provas aplicadas pelo CESPE/CEBRASPE exige uma dedicação ainda maior. E uma forma de alcançar isso é contando com a ajuda de um curso para concurso. Nele é possível assistir a videoaulas ministradas por professores especialistas nessa organizadora, que sabem exatamente quais os caminhos corretos a serem seguidos para ter o melhor desempenho nas avaliações.

Comprando um curso online você ainda ganha acesso a uma plataforma com milhares de questões da banca CESPE e CEBRASPE para treinar. E acredite, é necessário muito treino. Essa prática, ou seja, resolver questões de concursos anteriores, é reconhecidamente muito eficaz, pois te ajuda a testar seus conhecimentos, te faz adquirir outros conhecimentos através dos vídeos de resolução produzidos pelos professores, e claro, te dão a segurança necessária para no dia da prova marcar as alternativas corretas sem o medo de perder pontos.

Que tal conhecer então uma das tantas questões que fazem parte desse grandioso acervo? Abaixo selecionamos uma aplicada pelo CESPE no ano de 2016 em concurso para o cargo de Técnico Administrativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), disciplina de Língua Portuguesa:

O sentido original do texto e a sua correção gramatical seriam preservados caso o período “Com o recrudescimento (...) massa da população" (L. 12 a 14) fosse reescrito da seguinte forma: Por conta do agravamento da epidemia de varíola, foi promovido por Oswaldo Cruz uma massiva vacinação da população.

(  ) Certo

(  ) Errado

Que tal mais uma? Dessa vez uma da disciplina de Raciocínio Lógico, que apareceu no concurso do IBAMA de 2013 para o cargo de Analista Administrativo:

Uma extensa região de cerrado é monitorada por 20 fiscais do IBAMA para evitar a ação de carvoeiros ilegais. Dessa região, a vegetação de 87 km2 foi completamente arrancada e transformada ilegalmente em carvão vegetal. Os 20 fiscais, trabalhando 8 horas por dia, conseguem monitorar toda a região em 7 dias. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, considerando que os 20 fiscais são igualmente eficientes.

Se a parte devastada por carvoeiros ilegais corresponder a 15% da área da referida região, então a região tem mais de 575 km2 de área.

(  ) Certo

(  ) Errado

E aí, saberia as respostas? Temos certeza que a partir do momento em que estiver se preparando com o Aprova Questões você irá acertar não apenas essa, mas todas as outras que aparecerem, pois encontrará questões da banca CESPE com gabarito para caso erre saiba exatamente onde errou, e caso acerte, confirme que utilizou o pensamento correto.

Agora é com você! Temos certeza que seguindo as dicas vistas no decorrer do texto logo terá seu nome estampado nas listas de aprovados em concursos organizados pela CESPE/CEBRASPE.

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282