O que estudar para o cargo de Professor de Arte no concurso SEED PR 2023?

Atualizado em 05/04/2023 às 10:52

Como você já pôde conferir no texto anterior sobre o que estudar para o cargo de Professor de Português, o Aprova tem abordado conteúdos importantes a serem estudados para o concurso da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Como são diversas áreas, serão diversos textos específicos para cada cargo. No texto de hoje, descubra o que estudar para o cargo de professor de Arte no concurso SEED PR 2023!

O que estudar em conhecimentos específicos?

Dentre os conhecimentos específicos para a área, os temas abordados irão incluir movimentos artísticos, contextos históricos, características de obras e elementos da linguagem teatral, musical e da dança.

Na seção de artes visuais, é importante estudar o Renascimento, suas características, contexto histórico e principais artistas, assim como o Modernismo brasileiro, que inclui características, contexto histórico, principais artistas e a Semana de Arte Moderna. É essencial também conhecer as Vanguardas europeias, especialmente o Cubismo, Expressionismo e Dadaísmo, com suas respectivas características e principais artistas.

Outro tema importante é a Arte conceitual, incluindo seu contexto histórico e características, além do movimento Fluxus. Na seção sobre elementos da linguagem teatral, é necessário estudar o ator/personagem, espaço cênico, ação, figurino, cenário, texto dramático e sonoplastia.

Na seção sobre teatro na antiguidade clássica, é importante conhecer o espaço cênico e as características da tragédia grega e comédia. Em relação à música e som, é necessário entender os elementos da linguagem musical, como timbre, intensidade, altura, densidade, duração, melodia, ritmo e harmonia

Por fim, é essencial estudar a música na Idade Moderna, incluindo a Renascença e o Barroco, e a música MPB, com destaque para a Tropicália, Jovem Guarda e música de protesto. A seção sobre dança apresenta os elementos da linguagem corporal, espacial e temporal.

Com esse conhecimento em mãos, é possível se preparar parcialmente para o concurso. Para conferir o edital verticalizado completo, bem como todos os temas a serem estudados, confira nosso edital verticalizado. Para conferir um curso preparatório do concurso SEED PR 2023 que vá direto ao ponto, conte com o Aprova!

Edital verticalizado para o concurso SEED PR 2023

Para aumentar suas chances de conseguir um bom rendimento no concurso SEED PR 2023, é importante analisar o edital e entender quais temas têm mais chance de aparecer na prova. Confira nosso edital verticalizado e veja comece sua preparação hoje mesmo!

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS